O Diario de um Mago by Paulo Coelho

O Diario de um Mago by Paulo Coelho

Author:Paulo Coelho [Coelho, Paulo]
Format: epub
Published: 2010-05-04T22:56:37+00:00


Estávamos andando por terras que os camponeses preparavam para a semeadura. Aqui e ali alguns lavradores manejavam bombas de água rudimentares, na luta secular contra o solo árido. Pelas margens do Caminho de Santiago, pedras empilhadas formavam muros que não acabavam nunca, que se cruzavam e se confundiam nos desenhos do campo. Pensei nos muitos séculos em que aquelas terras haviam sido trabalhadas, e mesmo assim ainda surgia sempre uma pedra para tirar, uma pedra que quebrava a lâmina do arado, que deixava manco o cavalo, que marcava de calos a mão do lavrador. Uma luta que começava todo ano, e que não acabava nunca.

Petrus estava mais quieto do que de costume, e eu me lembrei que desde de manhã ele não falava quase nada. Depois da conversa junto do “rollo” medieval, ele tinha se trancado num mutismo e não respondia a maior parte de minhas perguntas. Eu queria saber melhor aquela história de “muitos demônios”. Ele havia me explicado antes que cada pessoa tem apenas um Mensageiro. Mas Petrus não estava com disposição de falar do assunto, e resolvi esperar uma oportunidade melhor. Subimos uma pequena elevação, e ao chegar lá em cima eu pude ver a torre principal da igreja de Santo Domingo de La Calzada. A visão me deixou animado; comecei a sonhar com o conforto e a magia do Parador Nacional. Pelo que eu havia lido antes, o prédio havia sido construído pelo próprio Santo Domingo para hospedar os peregrinos. Certa noite, havia pernoitado ali São Francisco de Assis, em sua caminhada até Çompostela. Tudo aquilo me enchia de excitação.

Deviam ser quase sete horas da tarde quando Petrus pediu que parássemos. Lembrei-me de Roncesvalles, da caminhada lenta quando eu precisava tanto de um copo de vinho por causa do frio, e temi que ele estivesse preparando algo semelhante.

Um Mensageiro jamais irá ajudá-lo a derrotar outro. Eles não são bons nem maus, como lhe disse antes, mas têm um sentimento de lealdade entre si. Não confie em Astrain para derrotar o cão. Agora era eu que não estava disposto a falar de mensageiros. Queria chegar logo a Santo Domingo.

– Os Mensageiros de pessoas mortas podem ocupar o corpo de alguém dominado pelo medo. Por isso é que, no caso do cão, eles são muitos. Vieram convidados pelo medo da mulher. Não apenas o do cigano assassinado, mas os diversos Mensageiros que vagavam pelo espaço, procurando uma maneira de entrar em contato com as forças da terra.

Só agora estava respondendo minha pergunta. Mas havia alguma coisa no seu modo de falar que parecia artificial, como se não fosse este o assunto que estava querendo conversar comigo. Meu instinto imediatamente deixou-me de sobreaviso.

– O que você quer, Petrus? – perguntei um pouco irritado.

Meu guia não respondeu. Saiu do caminho e dirigiu-se até uma árvore velha, quase sem folhas, que ficava algumas dezenas de metros dentro do campo, e era a única árvore visível em todo o horizonte. Como não tinha feito sinal para que o seguisse, eu fiquei em pé no caminho.



Download



Copyright Disclaimer:
This site does not store any files on its server. We only index and link to content provided by other sites. Please contact the content providers to delete copyright contents if any and email us, we'll remove relevant links or contents immediately.