O Mestre Da Vida - Analise Da Inteligencia De Cristo 3 by Augusto Cury

O Mestre Da Vida - Analise Da Inteligencia De Cristo 3 by Augusto Cury

Author:Augusto Cury [Cury, Augusto]
Language: por
Format: epub
Tags: _auto ajuda
Publisher: Sextante
Published: 2006-05-15T00:00:00+00:00


○○○○○○○○○○○○○○○○○

○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○

C A P Í T U L O 8

DOIS HERODES

VIOLENTANDO JESUS

Dois Herodes Violentando Jesus

O pai e o filho

Quando Herodes recebeu Jesus ficou extasiado. Sabia de sua fama. Os seus feitos inimagináveis tinham chegado aos seus ouvidos. Todavia, nunca vira o mestre, pois este não parara em lugar nenhum. Ia de cidade em cidade, discursando sobre os mistérios da vida.

Imaginem a cena. Na vida de Jesus passaram dois Herodes, o pai, chamado de “o Grande”, e o filho chamado de Antipas. O pai queria matá-lo e o filho vai agora julgá-lo. O pai o perseguiu fisicamente e o filho iria torturá-lo psicologicamente. O pai o considerou uma ameaça e o filho, um falso rei.

Herodes, o Grande, não conseguiu matá-lo, mas Herodes Antipas conseguiu matar João Batista, o seu precursor. Pelo capricho de uma mulher, Antipas mandou matar

impiedosamente o apresentador de Jesus, a voz que clamava no deserto e endireitava as veredas dos homens para que eles pudessem receber o filho do Altíssimo.

Herodes Antipas, ao mandar decapitar João Batista,

135

Análise da Inteligência de Cristo - O Mestre da Vida

mostrou sua face violenta. Ele, certa vez, disse arrogantemente que se tinha mandado matar João Batista, certamente abateria o nazareno.

Herodes Antipas admirava João Batista, mas, por fim, o matou. Pilatos também admirava Jesus, mas o crucificou. Isso indica que, em política, a consciência, que é o leme da inteligência, é esmagada por interesses escusos.

A vida humana valia pouco nas mãos destes homens. Para eles, o ser humano, principalmente o de baixa posição social, não tinha história: não chorava, sonhava, inspirava e nem possuía o espetáculo dos pensamentos e das emoções. Parecia que não pertenciam à mesma espécie.

Na realidade, todo ser humano possui um mundo a ser descoberto. A pessoa mais insignificante socialmente possui uma brilhante história. Só não enxergam isso aqueles que vêem o mundo com seus olhos apenas.

Uma paciência ilimitada

Jesus sabia que Herodes, o Grande, tinha mandado matálo quando criança. O que era pior, tinha consciência de que ele sacrificou inúmeras crianças inocentes para tentar assassiná-lo. Sabia ainda que Herodes Antipas também tinha matado um grande amigo seu, aquele que o apresentara ao mundo. Era por este homem que Jesus estava sendo julgado.

Os judeus estiveram na presença de Herodes e acusavam Jesus de sedição, de conspirar contra o império47. Queriam que ele tomasse a atitude que Pilatos não tomou. Mas o governador da Galiléia, por ter ouvido sobre os feitos sobrenaturais de Jesus, estava desejoso de vê-lo fazer um de seus milagres. Queria ver um show. Assim, pressionava de muitas formas para que o 136

Dois Herodes Violentando Jesus

mestre da vida desse um espetáculo. Deste modo, demonstrou que nem estava interessado nos anseios dos judeus e nem na história de Jesus. Mais uma vez o mestre estava entre a liderança judia e a autoridade romana.

Se nos lembrássemos das crianças que morreram e da

morte de um amigo, o que faríamos em lugar do mestre? Jesus nada fez. Ante aos apelos de Herodes Antipas para que os alegrasse, manteve um silêncio frio. Não trocou uma palavra com o governador da Galiléia.



Download



Copyright Disclaimer:
This site does not store any files on its server. We only index and link to content provided by other sites. Please contact the content providers to delete copyright contents if any and email us, we'll remove relevant links or contents immediately.