Bola fora by Coelho Paulo Vinicius

Bola fora by Coelho Paulo Vinicius

Author:Coelho, Paulo Vinicius [Coelho, Paulo Vinicius]
Language: eng
Format: epub
Publisher: Panda Books
Published: 2012-11-26T05:00:00+00:00


12.

O sol nasceu no Japão

Oscar

Sérgio Etigo ficou famoso no futebol brasileiro por ser o parceiro de Roberto Rivelino no time do Corinthians, que fazia milhares de torcedores chegarem mais cedo aos estádios para ver a campanha do título paulista de aspirantes, em 1964. O Corinthians já completava uma década sem a taça estadual. A palavra-chave era esperança.

Rivelino chegou ao time de cima do Corinthians no ano seguinte e só saiu dez anos mais tarde, depois da derrota corintiana na decisão do Campeonato Paulista de 1974.

Descendente de japoneses, Sérgio Etigo teve vida mais curta. Disputou apenas 11 partidas entre 1964 e 1965. Em 1971, chegou ao Japão, para se tornar o primeiro jogador brasileiro nos campos do outro lado do planeta. Jogou pelo Fujita, ainda no amadorismo japonês. O motivo da primeira transferência era a dificuldade em se firmar no futebol brasileiro e a facilidade em conseguir emprego na terra de seus pais.

Etigo abriu as portas para jogadores como Ruy Ramos, que se mudou para o Japão em 1977. Tinha vinte anos de idade, era jogador sem prestígio no Saad, de São Caetano do Sul, mas construiu toda a carreira no Yomiuri, o time do principal jornal japonês.

No Japão, era assim nos anos 1970. O futebol era amador, os clubes tinham nomes de grandes empresas do país. A história começou a mudar na segunda metade dos anos 1980. Em 1988, o Yomiuri veio disputar amistoso no Pacaembu, contra a Seleção Brasileira de Masters. Trazia em seu elenco jogadores como Milton Cruz, centroavante que se destacou no São Paulo como substituto de Serginho Chulapa, quando este foi suspenso por dez meses em 1978. Milton seria campeão pelo Botafogo em 1989.

Milton foi na leva de jogadores contratados em 1987. Na mesma época transferiu-se para o Japão outro ídolo do São Paulo: o zagueiro Oscar, que já havia tido experiência nos Estados Unidos, jogando pelo Cosmos, chegou ao Hitachi.

– O Oscar e eu fomos os primeiros a chegar ao Japão como profissionais. Nós dois e o Wágner Lopes. Só que o Wágner chegou como amador, como todos os outros brasileiros que viajaram para o Japão antes. Era difícil, no início. A gente tinha de carregar e limpar o material e fazer coisas que não estávamos acostumados no Brasil. Passei um ano no Yomiuri e voltei para ser campeão carioca no Botafogo em 1989 – lembra Milton.

Os dois tiveram peso decisivo no processo que fez o futebol japonês fazer a transição do amadorismo para o profissionalismo. Abriram a porta para jogadores de alto nível do Brasil. Até que, em 1991, o Sumitomo contratou Zico.

O Galinho de Quintino havia encerrado a carreira num Fla-Flu disputado em Juiz de Fora na última rodada do Campeonato Brasileiro de 1989. Fez no Estádio Municipal, na Zona da Mata mineira, seu último gol como profissional. Mas recebeu o convite para participar do projeto do Sumitomo. Zico chegou ao Japão em 1991 sabendo que o profissionalismo seria lançado dois anos depois. Os clubes deixariam de levar os nomes das empresas que os mantinham e passariam a ter o nome da cidade ligado a um mascote.



Download



Copyright Disclaimer:
This site does not store any files on its server. We only index and link to content provided by other sites. Please contact the content providers to delete copyright contents if any and email us, we'll remove relevant links or contents immediately.